Temam a Deus e Deem Glória a Ele

Lição 4, 2º Trimestre, 15 a 21 de Abril de 2023.

img rest_in_christ

Sábado à Tarde - 15 de Abril

Texto para Memorizar:

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão aqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. BKJ – Apocalipse 14:12


O Movimento Adventista do Sétimo Dia foi designado para anunciar a obra do santuário: "Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo. Adorai aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas." (Apocalipse 14:7), para remover do Livro da Vida do Cordeiro os nomes daqueles que não tinham enchido suas lâmpadas com o azeite extra (Mateus 25:3), e aqueles que não estavam com a veste de casamento (Mateus 22:11), também aqueles que não tinham dobrado seus talentos (Mateus 25:14-30); e também para remover o joio do meio do trigo (Mateus 13:30).

Esta proclamação em relação aos mortos foi para preparar os vivos para o seu julgamento iminente. Por essa razão, Satanás empregou todos os seus artifícios para fazer com que os adventistas fossem apenas ouvintes e pregadores, mas não praticantes da Palavra; para que dessem o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas deixassem de lado os assuntos mais importantes da lei. Em resumo, ele os fez ficar miseráveis e pobres, cegos e nus, falhando por um lado em serem fiéis em praticar o que ensinam aos outros a fazer e por outro lado em se manterem livres de praticar o que ensinam aos outros a não fazer. E para impedir que eles acordem para essa "terrível decepção" (Testemunhos, Vol. 3, p. 254), ele os mantém mornos, sonhando complacentemente em serem ricos em verdade e não precisar de nada, embora na verdade estejam em miséria e precisem de tudo.

Claramente, então, a mornidão e a ilusão de riqueza são falhas peculiares aos laodiceanos e são os perigos que, se não forem reconhecidos e removidos, acabarão por fazer com que Deus os vomite de Sua boca (Apocalipse 3:16).

Domingo - 16 de Abril

Temam a Deus


Leia o apelo urgente do apóstolo João para o fim dos tempos em Apocalipse 14:7. Que instrução específica ele nos dá?

Quase todas as denominações cristãs admitem de alguma forma que estão vivendo na época da última das sete igrejas do Apocalipse 2 e 3, a igreja "nos últimos dias", mas nenhuma delas quer aceitar o nome dela "Laodiceia"!

A razão é evidente: nos anos sagrados da história da igreja, ela carrega a mais pesada condenação...

O nome Laodiceia é composto pelas duas palavras gregas laos e Dike ou Dikea, que significam "o povo que anuncia o juízo." A igreja, portanto, que anuncia: "Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo" (Apocalipse 14:7), é evidentemente aquela chamada de Laodiceia. E é quase tão bem conhecido fora dos círculos adventistas do sétimo dia como dentro deles, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia está se esforçando para levar a mensagem do juízo do Apocalipse 14:7 e, portanto, é incontestável em sua reivindicação ao título de Laodiceia.

"A mensagem à igreja de Laodiçéia é uma arrazadora denúncia e aplica-se ao povo de Deus no tempo presente."

“…O povo de Deus é representado na mensagem aos laodiceanos como em uma posição de segurança carnal. Sentem-se bem, pois se imaginam em exaltada condição de realizações espirituais…

“Que maior engano pode sobrevir à mente humana do que a confiança de estar correto, quando se está totalmente errado! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de Deus em triste engano, todavia sincero nesse engano. Eles não sabem que sua condição é deplorável à vista de Deus. Enquanto aqueles que são abordados se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira destrói sua segurança com a surpreendente denúncia de seu verdadeiro estado espiritual de cegueira, pobreza e miséria. Esse testemunho tão incisivo e severo não pode ser um engano, pois é a Testemunha Verdadeira quem fala, e Seu testemunho tem de ser correto.” T3 pp. 252, 253.

" Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha verdadeira à igreja de Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de Deus.”

“Vi que o testemunho da Testemunha verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter. O solene testemunho de que depende o destino da igreja tem sido apreciado de modo leviano, se não desatendido de todo.” Primeiros Escritos, p. 270.2

“…nosso próprio procedimento de constante apostasia nos separou de Deus. O orgulho, a cobiça e o amor do mundo têm habitado no coração, sem temor de ser banidos ou condenados. Pecados graves e presunçosos têm habitado entre nós. E no entanto, a opinião geral é que a igreja está florescendo, e que paz e prosperidade espiritual se encontram em todas as suas fronteiras…"

" A igreja deixou de seguir a Cristo, seu Guia, e está constantemente retrocedendo rumo do Egito. Todavia, poucos ficam alarmados ou atônitos com sua falta de poder espiritual. Dúvidas e mesmo descrença dos testemunhos do Espírito de Deus estão levedando nossas igrejas por toda parte. Satanás assim o deseja. Pastores que pregam o eu em lugar de Cristo, desejam que seja assim. Os testemunhos não são lidos e apreciados. Deus tem falado a vocês. Luz tem sido derramada de sua Palavra e dos testemunhos, e ambos têm sido desprezados e desobedecidos. O resultado aparece na falta de pureza, consagração e fervente fé entre nós." --Testimonies, Vol. 5, p. 217.

Que Laodiceia é o nome típico para a denominação dos Adventistas do Sétimo Dia, todo Adventista do Sétimo Dia sabe, e ainda assim ninguém se preocupa em fazer algo a respeito! Em vez disso, todos estão satisfeitos por terem toda a verdade para levá-los adiante!

Para prolongar sua condição morna por tempo indeterminado, o poder demoníaco aperfeiçoou uma cobertura térmica composta por uma camada impermeável de preconceito, autoconfiança e medo de que alguém esteja tentando enganá-los por meio de palavras ou literatura. Portanto, a maioria de nós, como Adventistas do Sétimo Dia, não discutimos nem lemos verdades bíblicas defendidas por alguém não aprovado pelo anjo de Laodiceia - os superiores da conferência. Consequentemente, tais pessoas não podem ser alcançadas com uma mensagem do céu hoje tão facilmente quanto os judeus em seus dias...

Segunda - 17 de Abril

Temer e Obedecer a Deus


Leia 1 Coríntios 15:1–4, Romanos 3:24–26 e Romanos 5:6–8. Como o “evangelho eterno” é apresentado nesses textos? Que grande esperança é apresentada para nós?

"Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo". Para entender o tempo designado desta mensagem, devemos levar em consideração a revelação de João, que, do quarto ao vigésimo segundo capítulo, é contínua, sem interrupção; isto é, a conjunção "e" inicia cada capítulo, mostrando que todas essas revelações foram dadas a João na época em que a "Voz" lhe disse: " Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. " - coisas que deveriam acontecer algum tempo depois que ele tivesse a visão delas. E João, tendo tido esta visão por volta de 96 d.C., a mensagem do primeiro anjo não poderia, portanto, ter sido pregada antes dessa época, pois, repetindo, ele não está escrevendo sobre coisas do passado, mas sobre coisas do futuro. Além disso, o fato dele dizer "Eu vi outro [o primeiro] anjo... tendo o evangelho eterno para pregar", mostra ainda mais que a mensagem deste anjo não foi pregada antes que ele tivesse a visão, mas que seria pregada no futuro a partir daquele momento. Além disso, não há escritura nem história para mostrar que o julgamento começou antes ou no tempo de João. Ainda mais, como a mensagem do primeiro anjo nunca foi pregada antes de 1844, então quando a hora do juízo chegou, a mensagem desse anjo - a mensagem sobre o juízo - foi proclamada.

Como o julgamento investigativo está dividida em duas seções (a primeira, dedicada aos mortos; a segunda, aos vivos), o fato é evidenciado que embora as mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjos se apliquem diretamente ao período do juízo dos vivos, elas também devem se aplicar, ainda que indiretamente, ao período do juízo dos mortos. Assim, exceto como um aviso de eventos futuros, elas têm sido pregadas desde 1844. Portanto, quando o julgamento dos vivos começar, e quando a imagem da besta estiver completamente formada, então essas mensagens serão repetidas com um alto clamor, como verdade presente referente aos vivos em vez dos mortos.

Terça - 18 de Abril

Uma Vida Centrada em Deus


Leia Mateus 6:33; Colossenses 3:1, 2 e Hebreus 12:1, 2. O que essas passagens nos dizem sobre fazer de Deus o verdadeiro centro de nossas vidas?

"Não se preocupe com o amanhã, pois ele cuidará de si mesmo – por que atravessar pontes antes de chegar até elas? Por que se preocupar em como você vai encher seu estômago e o que vai vestir para cobrir seu corpo amanhã se todo esse cuidado está sendo cumprido hoje? Por que se preocupar com suas próprias necessidades, por que não se preocupar com o avanço do Reino de Deus? Fazer horas extras para construir tendas ou consertar sapatos para ganhar a vida não tem problema se você não disser: “Vou fazer isso e aquilo e conseguir dinheiro e depois construir isso ou aquilo”. Em vez disso, você deve dizer: “Se Deus permitir, farei isso ou aquilo, para que eu possa chegar aqui ou ali, fazendo isso e aquilo para o avanço de Sua obra”. Qualquer que seja o objetivo por trás de suas ações, deve ser para o avanço de Seu Reino.

Por que não fazer do negócio Dele sua principal prioridade? Por que não o Reino de Deus e Sua justiça, para que “todas estas coisas vos sejam acrescentadas”? Por que trabalhar para se sustentar? Por que não trabalhar para Deus e deixar que Ele o alimente e o vista? Ele é muito mais capaz de prover para você do que jamais imaginou. Por que não deixá-lo tomar conta de seu trabalho, sua casa, e seu corpo?

Enquanto você fizer Sua vontade, Ele nunca lhe falhará. Por que não fazer isso e ser um cristão completo? Por que ser cristão de nome, mas gentio de coração e fé? Não trabalhe mais para si mesmo, trabalhe para Deus e fique livre de preocupações, livre de ter que viver do seu jeito. Os pescadores da Galiléia, enquanto pescavam à sua maneira, falharam, mas quando lançaram a rede onde Jesus disse que deveriam lançá-la, ela se encheu instantaneamente de peixes.

“Os compromissos que assumimos no ato do batismo são muitos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo fomos sepultados com Cristo na semelhança de Sua morte e com Ele ressuscitamos na de Sua ressurreição, a fim de andarmos em novidade de vida. Nossa vida está vinculada à de Cristo, e o crente deve lembrar-se de que daí por diante está consagrado a Deus, a Cristo e ao Espírito Santo. Todos os negócios deste mundo entram para segundo plano nesta sua nova relação. Publicamente confessa não querer continuar mais uma vida de vaidade e satisfação própria. Sua conduta deve deixar de ser descuidosa e indiferente. Contraiu aliança com Deus, e está morto para o mundo. Deve viver agora para o Senhor, dedicar-Lhe todas as faculdades de que dispõe, e não esquecer-se de que traz o sinal de Deus, de que é súdito do reino de Cristo e participante de Sua natureza divina. Cumpre-lhe entregar a Deus tudo quanto é e possui, usando todos os seus dons para glória de Seu nome.” T6 98.3

Quarta - 19 de Abril

Dando Glória a Ele


Leia I Coríntios 3:16, 17; 6:19, 20 e 10:31. Como essas passagens nos ajudam a entender um modo pelo qual podemos glorificar a Deus?

“Nesta carta aos coríntios, Paulo procura mostrar-lhes o poder de Cristo para guardá-los do mal. Ele sabia que se eles se ajustassem às condições por ele expostas, seriam fortalecidos na força do Onipotente. Como um meio de ajudá-los a quebrar a escravidão do pecado, e a aperfeiçoarem a santidade no temor do Senhor, Paulo incutia-lhes as reivindicações dAquele a quem haviam dedicado a vida por ocasião de sua conversão. “Vós [sois] de Cristo”, declarou. “Não sois de vós mesmos. ... Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1Co 6:19, 20). AA 161.1

“O apóstolo esboça com clareza o resultado de deixar a vida de pureza e santidade para voltar às práticas corruptas do paganismo. “Não erreis”, escreveu ele, “nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, ... nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (1Co 6:10). Suplicou-lhes que controlassem os apetites e paixões inferiores. “Ou não sabeis”, interrogou, “que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus?” AA 161.2

Quinta - 20 de Abril

Vencedores do Apocalipse


Leia Hebreus 4:14-16 Hebreus 7:15. Como podemos vencer e viver “temendo a Deus” e “dando gloria” a Ele?

"A mensagem do terceiro anjo é para iluminar a terra com sua glória, mas somente aqueles que resistiram à tentação na força do Poderoso serão permitidos a desempenhar um papel em proclamá-la quando ela se tornar o alto clamor." RH 19 de Novembro de 1908, Art. A, par. 9.

“As acusações de Satanás contra os que buscam ao Senhor não são movidas pelo desprazer pelos pecados deles. Ele exulta nos defeitos do seu caráter; pois sabe que é unicamente por suas transgressões da lei de Deus que ele obtém poder sobre eles.” PR 299.1

Satanás, como vemos, encoraja o pecador a cometer inconscientemente a transgressão, e assim assegurar sua condenação, não necessariamente na terra, mas no céu. Diante do justo Juiz, Satanás acusa o transgressor de “vestir-se de vestes de escuridão e de contaminação do pecado”. Mas quando o Espírito de Deus incita a reprovação, Ele revela o pecado e repreende o pecador por meio de Sua igreja.

O povo de Deus deve estar sempre alerta à voz do Espírito de Cristo, bem como estar atento para discernir o espírito de Satanás. Quando os dois se chocam, um luta pela obediência à Palavra de Deus, enquanto o outro desculpa o pecado e simpatiza com o pecador. Nesta última maneira sutil, Satanás muitas vezes ganha terreno e conquista o pecador para suas fileiras, pois o pecador naturalmente ama seu pecado. Os fiéis, porém, o vencem “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”. Eles “não amaram as suas vidas até a morte”. Apocalipse. 12:11.

Sexta - 21 de Abril

Estudo Adicional

“Não é somente para homens em posição de grande responsabilidade a lição da experiência de Elias em como aprender de novo a confiar em Deus na hora da prova. Aquele que foi a fortaleza de Elias é forte para sustentar cada um de Seus filhos em luta, não importa quão fraco seja. Ele espera lealdade de cada um, e a cada um concede poder de acordo com a necessidade. Em sua própria força o homem é fraco; mas no poder de Deus ele pode ser forte para derrotar o mal e ajudar outros a derrotá-lo. Satanás jamais obtém vantagem sobre quem faz de Deus sua defesa. “De mim se dirá: Deveras no Senhor, há justiça e força”. Isaías 45:24. PR 86.3

“Companheiro cristão, Satanás conhece tuas fraquezas; apega-te, pois, a Jesus. Permanecendo no amor de Deus, poderás resistir a cada prova. A justiça de Cristo unicamente pode dar-te poder para te opores à onda do mal que está inundando o mundo. Acrescenta fé à tua experiência. A fé faz leve cada fardo, alivia cada fadiga. Providências que são agora misteriosas poderás compreender por contínua confiança em Deus. Anda pela fé no caminho que Ele traçar. Sobrevirão provas; mas prossegue avante. Isto fortalecerá tua fé e te preparará para o serviço. Os registros da História Sacra são escritos, não meramente para que possamos ler e nos maravilhar, mas para que a mesma fé que operou nos servos de Deus no passado possa operar em nós. De maneira não menos acentuada o Senhor operará agora, onde quer que haja corações de fé para serem canais de Seu poder.” PR 86.4

Whatsapp: (+55)62-98272 -2160, (+55)47-99963-3008, (+63)961-954-0737
contact@advancedsabbathschool.org